O mês de maio está aí e com ele veio o sol. Aquele mês que antecede os meses mais quentes do ano. É neste mês que começamos a fazer os preparativos para as férias, para as viagens e para a praia. Recomeçamos a fazer exercício físico e a preparar o nosso corpo para os fatos de banho.
Sabemos que a melhor fonte de vitamina D para o nosso corpo é o sol, por isso vamos sair, vamos passear e deixar o nosso corpo apanhar os primeiros raios solares da manhã.
Para aumentar os níveis de vitamina D, é indicada a exposição ao sol de braços, pernas, pescoço e rosto antes das 10 horas da manhã, durante 15 a 20 minutos, três vezes por semana. Pessoas com pele mais escura têm uma capacidade reduzida de sintetizar a vitamina D, por isso devem expor-se ao sol com mais frequência.
O sol é fundamental para a saúde e para o funcionamento do corpo.
Obtida principalmente através da luz solar (90%), também podemos receber vitamina D através de uma alimentação equilibrada e suplementos vitamínicos (10%).
As principais fontes alimentares de vitamina D são os óleos de fígado de peixe (salmão, bacalhau, cavala, sardinha, atum e cação), gema do ovo, fígado e manteiga.
Funções da VITAMINA D no nosso corpo:
- Promove a absorção de cálcio e fósforo pelo intestino;
- Regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos;
- Atua nas funções musculares, cardíacas e neurológicas;
- Importante para a secreção de insulina e para o sistema imunológico;
- Combate as enxaquecas, a tensão pré-menstrual e ajuda a emagrecer.
Sintomas e o que acontece devido a carência da VITAMINA D:
Não se costumam manifestar grandes sintomas. Fica atento a uma eventual dor, cansaço ou falta de equilíbrio.
A deficiência da vitamina D pode precipitar ou aumentar a osteoporose e osteomalacia (problemas na mineralização do osso) em adultos, e provocar raquitismo em crianças.
- Diminuição do cálcio e do fósforo no sangue;
- Fraqueza muscular;
- Irritabilidade, inquietação, anorexia e suor excessivo nas crianças;
- Osteoporose nos idosos;
- Raquitismo;
- Osteomalacia;
- Pernas tortas.
Sendo assim, ingestão insuficiente ou a dificuldade de absorção pode ocasionar perda óssea gerando osteoporose, dores e fadiga muscular. Alguns estudos também relacionam a deficiência de Vitamina D com doenças cardiovasculares, diabetes tipo 1, tipo 2 e esclerose múltipla.
Exercício Físico
Através do sol, o organismo obtém a vitamina D, que melhora a absorção do cálcio, fortalecendo e tornando os ossos mais saudáveis. Desta forma entra algo muito importante, que é o exercício físico.
A receita é muito simples:
Sol, alimentação adequada e exercício físico.
Se o sol e o exercício físico são importantes, nada como realizar exercício e atividades ao ar livre.
Se estás entre os que se querem manter ativos, se preferes espaços mais amplos, ao ar livre e onde podes praticar exercício à vontade, existem opções bem verdes na tua cidade que merecem a tua visita.
Aproveita os fantásticos parques do teu concelho, os ginásios ao ar livre e tudo num ambiente onde o verde da natureza se sente bem.
Podes encontrar espaços perfeitos para caminhar, correr, andar de bicicleta, locais onde podes praticar desportos em equipa (basquetebol, futebol, ténis, padel, etc.) e até circuitos de manutenção.
Vamos iniciar os nossos treinos, escolhe uns bons ténis, equipa-te a rigor, respira fundo e vamos lá.
- Não te esqueças que, antes de iniciar qualquer plano de treinos, é importante poderes aconselhar-te com um profissional da área. Desta forma vais encontrar um plano mais personalizado para o teu objetivo e necessidade -
Plano de treino para um parque com circuitos/máquinas de manutenção:
Não esquecer:
Para aumentar os níveis de vitamina D, é indicada a exposição ao sol de braços, pernas, pescoço e rosto antes das 10 horas da manhã, durante 15 a 20 minutos, três vezes por semana.
A vitamina D e o exercício físico
Níveis sanguíneos adequados podem aumentar a força e potência dos músculos de contração rápida, reduzindo assim inflamações, além de melhorar a imunidade, principalmente durante as fases de treinos mais intensos.
A carência pode causar fraqueza muscular, e contribuir para um aumento do risco de danos musculares e miopatias. Estudos demonstram atrofia de fibras musculares do tipo II que estão relacionados à diminuição de força muscular.
Boas quantidades de vitamina D trazem fortalecimento muscular, o que leva a uma diminuição do risco de quedas em idosos, quando associado a exercícios físicos.
Sol + Alimentação + Exercício Físico = Saúde
Apaixonado pelo desporto e pelo bem estar, escolheu nesta carreira ensinar e motivar a conquista da saúde fisica atraves de treinos personalizados, mas e para além disso percebe que o bem estar geral passa tambem pelos sorrisos e boa disposição.
Embaixador Youshine
Celso Martins